Muita gente se pergunta, ou já se perguntou sobre o que é de fato CIVISMO? Após pesquisa encontra-se:
O termo civismo refere-se a atitudes e comportamentos que no dia-a-dia manifestam os cidadãos na defesa de certos valores e práticas assumidas como fundamentais para a vida coletiva, visando a preservar a sua harmonia e melhorar o bem-estar de todos. Mais especificamente, o civismo consiste no respeito aos valores, às instituições e às práticas especificamente políticas de um país. Dessa forma, o civismo é uma questão de cultura política e de filosofia política.
(Fonte: Wikipédia)
O Civismo não se restringe apenas ao amor à pátria, é claro que esse é o mais importante, mais um ato cívico, se considera também o respeito pelo próximo, respeito no trânsito, respeito pelas leis de seu país, entre diversos outros. É saber viver bem em sociedade.
Entendemos que o Civismo é um ato que deve ser semeado a todo instante e que deve permear todos os nossos atos públicos assim como todos os atos do Ser Humano. Devemos aprender, desde a mais tenra idade, a cultivar o amor e o respeito aos Símbolos Nacionais e em especial à Bandeira Nacional.
Entendemos também que a Unidade Escolar é o local mais apropriado para esta lição, para este aprendizado. É na escola que se forma o verdadeiro caráter do homem civilizado. Do homem comunitário. Do homem cidadão.
Objetivando efetivar o civismo nas Unidades Escolares, do Sistema Municipal de Ensino o Conselho Municipal de Educação, institui na RESOLUÇÃO CME N°. 021, de 25 de abril de 2011, o Momento Cívico Educacional, que incentiva a realização de um conjunto de atividades escolares relacionadas com a importância dos símbolos nacionais e da relação do indivíduo com o coletivo nacional e abrange a execução dos Hinos: Hino Nacional, Hino da Bandeira, Hino da Independência, Hino de Goiás e Hino do Município, assim como o hasteamento das respectivas bandeiras uma vez por semana, além de outras atividades pedagógicas correlatas de valorização dos hábitos de civismo.
Por: Maria da Conceição da Silva Filha, Assessora Técnica
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião e/ou sugestão para melhorarmos nosso trabalho!